Projetos e bairros
PROJETO QUATRO VARAS
O MISMEC 4 Varas: Comunidade que Cuida - é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e base comunitária. Há 33 anos desenvolve um trabalho na área de prevenção da saúde comunitária, na comunidade do PIRAMBU e adjacências, periferia de Fortaleza, Estado do Ceará. É um projeto interdisciplinar e transcultural do Departamento de Saúde Comunitária da Pró – Reitoria de Extensão da UFC – Universidade Federal do Ceará.
Instituto Beatriz e Lauro Fiuza
Núcleo Programa de Karatê Bushi No Te
"Mãos de Guerreiro" eis a simbologia traduzida no próprio nome do Programa de Karatê Bushi No Te – BSNT, que tem como missão associar a prática das artes marciais a valores como autonomia, inclusão social e cidadania. Entendendo o papel do Karatê como método e doutrina voltados ao desenvolvimento humano e ao aperfeiçoamento do caráter, o programa exerce forte influência sobre os educandos, atrelando à prática esportiva uma formação para a cidadania capaz de apontar novas perspectivas de vida no contexto da desigualdade social.
Associação dos Moradores da Ocupação Terra Prometida
A entidade surgiu a partir da organização de moradores da comunidade Terra Prometida. É fruto de uma ocupação de Terra que traz em sua trajetória a organização e luta pelo direito a moradia. Que vem desde de 1990 lutando para conquistar o solo ocupado com resistência e dignidade.É com este objetivo que Associação dos Moradores da Ocupação Terra Prometida foi constituída em 1992. Localizada na Rua da União 159 Colônia Barra do Ceará (Pirambu). Atualmente não temos projeto de captação de recursos, nosso trabalho se resume a ações comunitárias com um grupo de mulheres, crianças e adolescentes. Toda ação é desenvolvida por voluntários na biblioteca Comunitária que temos aqui.
PROJETO SOULEST
O Projeto Soulest é um espaço criativo que funcionará como uma incubadora de projetos e será realizado na Barraca Foi Sol, em Fortaleza-CE. Nosso intuito é promover o fortalecimento das relações afetivas dos moradores do bairro do Pirambu e locais adjacentes com a Praia da Leste, realizando atividades de formação relacionadas aos eixos de Arte e cultura, Esporte e Meio ambiente. Essa iniciativa pensa ainda em fomentar a economia dos jovens empreendedores da região uma vez que pretende estimular a cadeia produtiva através da realização de feiras quinzenais. Nesse circuito, além da exposição dos produtos, uma vez por mês serão promovidas rodas de conversas com jovens empreendedores que apostam em negócios que tem a arte como mote. Com esta programação, as atividades pretendem ser um ponto de socialização e construção de saberes críticos, capaz de ganhar outros ambientes, valorizando os conhecimentos partilhados e fortalecendo o pertencimento dos moradores com a Praia da Leste e com o seu bairro.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DA ESPERANÇA
A Associação Renascer da Esperança é uma instituição que tem por finalidade prestar assistência educacional social, pastoral e religiosa, promover formação humana ministrando educação formal e informal nas diversas modalidades e níveis de educação.
Promover ações que protejam e promovam a vida da mulher, da família, da criança, da adolescência e da terceira idade com atenção especial a defesa, das crianças, adolescentes e jovens vítimas do abuso e exploração sexual em situações de risco pessoal e social e pessoas carentes de alguma forma necessitada.
A missão da Associação Renascer da Esperança (ARES):
Estar ao lado das mulheres sofridas, crianças, adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Colaborando no seu processo de libertação. Sendo ser humano sujeito de transformação sociopolítico. Para isso, oferece atividades socioeducativas que contribuem nesse processo de libertação e transformação.
VISÃO
Contribuir com a vida das pessoas na comunidade.
VALORES
Escutar, Acolher, Servir e Amar.
ESPAÇO VIVA GENTE
Inclusão Social e Profissional
São atendidos atualmente no espaço 550 pessoas, dentre crianças, adolescentes, adultos e idosos. A unidade oferta serviços de convivência e de fortalecimento de vínculos às famílias do bairro Passaré.
São ofertados no EVG os cursos profissionalizantes de Cabeleireiro, Costura, Informática Básica e Estamparia Digital. O público também tem acesso a oficinas ocupacionais de artes decorativas; Biscuit, Horto e Jardinagem. Dentre as atividades de arte e cultura, estão Chorinho, Ballet, Percussão, Teclado, Flauta, Violão, Técnica Vocal e Coral. Para os que gostam de esportes, a unidade oferece aulas de karatê, atletismo e futebol.